UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Projeto de Extensão: Formação em Protagonismo Juvenil -liderança escolar
Coordenação:
Profª Rosélia Costa de Castro Machado (UFC)
Marcos Seixas (Articulador-SEFOR)
Idelson Júnior (SEFOR)
Introdução
Fortaleza, 10 de agosto de 2010
Em cumprimento a Lei Federal n° 7398/85 que atenta para a criação de Grêmios nas escolas brasileiras, públicas e particulares, a SEFOR – Superintendência de Fortaleza – e a UFC - Universidade Federal do Ceará - realizaram um trabalho com os líderes gremistas das escolas. Todas as escolas Estaduais do Município de Fortaleza foram convidadas à participar dos encontros de formação, mesmo as escolas sem liderança gremista, os gestores escolares poderiam indicar os jovens interessados. O objetivo dos encontros era a propagação das finalidades de um grêmio escolar, para provocar a formação deste nas escolas que ainda não o tinham. O grupo de formadores tinha como meta a reflexão legal, social e educacional de um grêmio escolar, assim como propiciar a divulgação dos trabalhos dos grêmios em algumas escolas Estaduais de Fortaleza. Os encontros foram realizados durante cinco sábados, nos meses de maio e junho de 2010. O trabalho foi coordenado pela SEFOR e UFC e contou com uma equipe de oito professores voluntários da Rede Estadual de Ensino. Os temas dos encontros abordaram as finalidades de um grêmio previstas na Lei Federal n° 7398/85 que atendem cinco áreas: educacionais; culturais; cívicas; desportivas; e sociais. A apresentação de cada finalidade foi feita pela equipe e cada professor desenvolveu uma temática relacionada a sua formação e interesse.
A formação dos grêmios vislumbrou ações baseadas no protagonismo juvenil e as diretrizes desenvolvidas sustentavam a equipe de professores como colaboradores na formação de liderança juvenil para as escolas Públicas Estaduais de Fortaleza, guardando o respeito ao jovem e ao lema do trabalho : “o jovem é o gestor de seu conhecimento”. As atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2010 estão organizadas no quadro do Anexo 1.
O trabalho foi realizado por uma equipe de professores voluntários. Contamos com professores do Município de Fortaleza, quadro técnico da SEFOR e Universidade Federal do Ceará. O Quadro 1 abaixo apresenta os professores e suas devidas formações.
Quadro 1: Lista dos professores e técnicos que participaram do projeto de Protagonismo
Juvenil / grêmios no 1o semestre de 2010
Voluntários | Formação |
Cora Martins | Licenciada em Ciências Sociais. |
Evaldo Fernandes da Silva | Licenciado em Matemática, Física e Informática Educativa. |
Francisca Rosânia Silva de Sousa | Licenciada em Língua Portuguesa. |
Francisco Marrir Maximiliano | Licenciado em História; Especialista em História do Brasil e Ceará. |
Helder Nogueira Andrade | Licenciado em História; Especialista em Estudos Clássicos (UFC); Mestre em Filosofia (UECE). |
Idelson de Almeida Paiva Júnior | Cientista Social e Especialista de Gestão de Pessoas. |
Joana Darc | Licenciada em História. |
Lídia de Freitas Maciel Helder | Licenciada em Língua Portuguesa. |
Marcos Antonio Seixas de Melo | Bacharel em Administração de Empresas; Licenciado em Disc. EM. |
Rogers Mendes | Cientista Social e Especialista |
Roberto Douglas | Licenciado em Educação Física. |
Rosélia Costa de Castro Machado | Graduada em Psicóloga; Mestre em Avaliação Educacional; Doutora em Educação: Avaliação Educacional. |
Durante a formação alguns grêmios foram organizados e outros perceberam a necessidade do estatuto para um melhor funcionamento. Algumas eleições foram feitas e houve diminuição de escolas sem grêmios. A equipe de professores também recebeu convite para participar de palestras e falar sobre grêmio e estatuto de grêmio. Na avaliação final dos encontros, os alunos sugeriram a continuação do trabalho, contudo, a especificação da temática não foi apontada por eles, mas o suporte teórico recebido sobre as finalidades de um grêmio estudantil foi muito bem apreciado por todos os participantes, pois além dos alunos, contamos com a presença de alguns professores e coordenadores das escolas. Contamos também com uma avaliação positiva da equipe de trabalho, assim como uma boa repercussão nas escolas dos alunos que participaram, pois estes transmitiram nas instituições as reflexões sobre as temáticas desenvolvidas nos encontros.
Os coordenadores de áreas e as suas respectivas instituição estão no Quadro 2 a seguir.
Quadro 2: Coordenadores responsáveis pelo projeto protagonismo juvenil/grêmio
Coordenadores de áreas | Nomes |
Eixo Temático Formativo | Rosélia Costa de Castro Machado - UFC |
Ações Informativas e Projetos Especiais | Marcos Seixas - SEFOR |
Assessoria Pedagógica | Rogers Mendes - SEFOR |
Articulação | Idelson Júnior - SEFOR |
Ao finalizar os cinco encontros, o grupo de formadores decidiu continuar os estudos em protagonismo juvenil e algumas ideias foram nascendo, pois observamos necessidades no grupo de líderes gremistas que poderiam ser atendidas numa próxima formação.
Costa e Vieira (2006, p. 139) ressaltam que viver a cidadania implica na ação em favor do bem comum. Os mesmos autores vislumbram a intensidade e a importância das relações entre os iguais na adolescência, e dessa condição existencial do adolescer, a perspectiva do protagonismo juvenil sustenta que, sem canalizar construtivamente essas relações, será muito difícil atuar no sentido de melhorar a qualidade das relações (...) (p. 140). Os autores entendem que os educadores devem reconhecer a importância do grupo para o desenvolvimento da identidade na adolescência, contudo, o exercício da autonomia tem relação com o mundo adulto. Pois a autonomia na adolescência está relacionada ao mundo adulto. Costa e Vieira percebem que o protagonismo juvenil procura preparar os jovens para a tomada de decisões baseadas em valores não apenas lidos e escutados, mas vividos e incorporados em seu ser (p. 142).
A formação para o segundo semestre de 2010 terá o intuito de aprimorar os líderes escolares, gremistas e líderes de sala, por meio do estudo de temas transversais. Fomentar o conhecimento para auxiliar a construção da identidade do líder juvenil será um fator importante para os adolescentes/jovens, assim como acompanhar a construção de suas identidades nas escolas Estaduais de Fortaleza. A participação nas atividades sociais proporciona oportunidade de construção dos conhecimentos sociais. Como afirma Steigler (In: UNESCO, 2001, p.55) “Al participar socialmente se genera a sua vez la identidad, ..... ; Y si hablamos de adolescentes y jóvenes, es obvio que la generación de identidad em ellos está condiocionada a su participación en espacios comunitários, públicos y societales en general”.
Incorporar valores necessita da construção de conhecimentos em diferentes temáticas. O alcance de cada temática deve fazer parte da formação dos adolescentes e jovens. O perfil do líder será a temática proposta neste projeto, e contará com ações desenvolvidas em dois momentos: primeiro, o aprofundamento na área de conhecimento para os professores/tutores; e segundo, os encontros com os lideres estudantis de escolas Estaduais de Fortaleza. Serão dois grupos interligados de trabalho, onde o primeiro será composto de coordenadores e professores/tutores para o desenvolvimento dos temas transversais no eixo de liderança; e o segundo abrange todos os envolvidos no projeto; coordenadores, professores/tutores, e alunos/tutores. Os coordenadores farão a supervisão das atividades desenvolvidas pelos professores/tutores em cada região (SEFOR) do Município de Fortaleza; os professores/tutores apresentarão as temáticas estudadas para o grupo de líderes em cada região; e os alunos/tutores desenvolverão as atividades relacionadas com os temas apresentados pelos professores/tutores para o grupo de líderes participante. O conceito de líder será desenvolvido na perspectiva psicológica, sociológica, cultural, política e econômica. Os alunos/tutores são os líderes de grêmios ou candidatos ao grêmio que participaram no primeiro projeto de formação, e tiveram uma frequência superior ou igual a dois encontros (ANEXO 2). Eles serão consultados sobre a disponibilidade de participar, pois teremos uma formação para eles e a coordenação de cada professor/tutor para as atividades que serão elaboradas e desenvolvidas por eles.
A participação dos jovens neste projeto ganha a atribuição de planejar as atividades para serem feitas com os líderes participantes. As atividades serão construídas na temática desenvolvida pelo professor/tutor em cada encontro. Os professores/tutores supervisionarão as atividades para apoiar o trabalho feito pelos alunos/tutores. Costa e Vieira (2006, p. 180-181) apresentam uma escada de participação do jovem no protagonismo juvenil. A figura 1 apresenta a escada desenvolvida pelos autores.
Figura 1: Escada da participação do jovem
Figura 1: Escada da participação do jovem
10 | Participação condutora | |||||||||
9 | Participação plenamente autônoma | |||||||||
8 | Participação colaborativa plena | |||||||||
7 | Participação decisória, planejadora, operacional e avaliadora | |||||||||
6 | Participação decisória, planejadora e operacional | |||||||||
5 | Participação planejadora e operacional | |||||||||
4 | Participação operacional | |||||||||
3 | Participação simbólica | |||||||||
2 | Participação democrática | |||||||||
1 | Participação manipulada |
Fonte: Costa e Vieira (2006, p.180)
Os degraus sugeridos pelos autores devem ser galgados no trabalho do protagonismo juvenil. A participação dos líderes de grêmios foi no nível 4 da escada proposta por Costa e Vieira, pois eles participavam da execução de uma ação. A nova proposta de formação conta com a liderança que participou no primeiro projeto para colaborar como tutor, pois planejará e executará uma ação com os demais líderes escolares. Este projeto visa um degrau a mais na escada da participação, pois funcionaremos no nível 5 - participação planejadora e operacional dos jovens nas atividades que serão desenvolvidas. Ao propor uma escada da participação do jovem os autores possibilitam a avaliação da ação de um projeto protagonista e orienta no avanço da formação dos jovens. O nível 4 apresentado pelos autores sustenta a participação operacional dos jovens. Os líderes e candidatos aos grêmios, no primeiro projeto, contribuíram nesse nível. Neste novo momento, teremos a ação tutorial dos professores para orientar a participação planejadora dos jovens, e assim, galgar um degrau no trabalho juvenil. A nossa proposta é que os alunos/tutores planejarão uma atividade, para cada temática apresentada pelos professores/tutores, e terão um momento de execução da ação com os líderes estudantis. Os alunos/tutores receberão treinamento e orientação para desenvolver as atividades com os seus iguais, pois teremos uma equipe de três alunos/tutores para cada região de acordo com o critério de participação já definido.
O trabalho será desenvolvido em cada região do Município de Fortaleza – SEFOR- ao mesmo tempo, e cada dupla de professor desenvolverá o mesmo assunto em cada região. Durante os seis encontros, os seis grupos de professores visitarão todas as regiões e apresentará o seu tema sobre liderança. Os temas serão desenvolvidos em parceria com os alunos/tutores. Os alunos/tutores atuarão nas suas regiões. Sustentamos que o conhecimento dos alunos/tutores sobre as diferentes realidades proporcionará ao grupo de trabalho, professor/tutor e aluno/tutor, uma aplicação mais significativa dos temas.
Os temas propostos são: Estudo sócio-histórico do termo adolescência/jovem; A identidade adolescente/jovem; Comunidade: espaço público x espaço privado; Violência escolar; Liderança: autonomia x soberania; e Educação fiscal. Todos abordarão o contexto escolar e a comunidade no intuito de ampliar o momento da escola para o exercício da cidadania em todos os setores sociais. Os professores/tutores elencarão os assuntos acima para aprofundar algumas situações apresentadas na formação dos grêmios e proporcionarão a reflexão nos jovens sobre eles mesmos e o papel que desempenharão no contexto escolar e social.
O dialogo com o conhecimento será a tônica de cada encontro, e a linguagem científica deve ser cultivada para que as diferentes expressões possam dialogar e proporcionar enriquecimento nos diferentes grupos de lideres. Apresentar os conceitos quando não forem conhecidos, refletir sobre eles para provocar o debate e aplicar nas situações de cada experiência escolar são as metas para cada encontro.
Nós teremos como finalidade para este semestre a reflexão teórica e prática sobre líder estudantil. A riqueza de cada região do Município de Fortaleza deve permear as discussões, pois além do conhecimento da realidade, a equipe de professores trabalhará com os alunos de cada região. Em cada região será escolhida uma escola que chamaremos de escola polo para os seis encontros. A escola pólo deve ter uma situação privilegiada de acesso e contar com estrutura física para o desenvolvimento das atividades. É muito importante a participação da direção da escola no apoio logístico e recepção dos participantes.
A função dos alunos/tutores será criar, a partir da formação teórica recebida dos professores, uma aplicabilidade prática de acordo com as realidades de suas regiões, isto é, uma ação planejada a partir de um conhecimento teórico recebido. A nossa meta é atender as necessidades dos jovens líderes das escolas Estaduais de Fortaleza. Segundo Durston (In UNESCO, 2001, p.13) “ Los buenos proyectos son aquellos que responden adecuadamente a las necesidades más apremiantes de los jóvenes marginados, en el sentido de que les dan protección, reguridad, comprensión, contactos con el mundo adulto y acceso a información”. Ele também menciona várias categorias nas quais os jovens devem trabalhar, dentre elas, estamos contemplando no nosso projeto a junção entre a teoria e a prática, a liberdade de criação, e à exposição juvenil mediante o acompanhamento pedagógico.
Sustentamos a formação de pessoas proativas perante os desafios encontrados em suas escolas, assim como, formar futuras lideranças na sociedade em que viverem. O caráter pedagógico do trabalho será melhor demonstrado nos objetivos e metodologia.
Objetivos do Projeto
O nosso objetivo norteador é: promover aos líderes escolares das Escolas Estaduais de Fortaleza, por meio de temas transversais, a compreensão do conceito de liderança.
Para atender ao objetivo norteador do projeto, desenvolveremos outros objetivos que sustentam a visão macro do trabalho. A escolha dos temas; a preparação de cada professor para desenvolvê-los; a organização, juntamente com a SEFOR, dos encontros com os lideres estudantis; a formação dos grupos de alunos/tutores; e o acompanhamento dos encontros nas seis região; fazem parte dos objetivos mais específicos para o alcance da compreensão da temática liderança estudantil nas Escolas Estaduais de Fortaleza.
Metodologia
O projeto será estruturado em torno de três pontos básicos que visam garantir a efetivação dos objetivos estabelecidos. Nesse sentido o mesmo compor-se-á de uma equipe de professores/tutores formada por doze (12) professores voluntários e uma equipe de alunos/tutores, formada por dezoito (18) alunos com perfil de liderança sendo três de cada uma das seis regiões que compõem a SEFOR. Além disso, deve ser selecionada uma escola polo de cada região para o desenvolvimento de todo o processo formativo.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) deve chancelar o projeto com a certificação necessária para os participantes como projeto de extensão, além disso, a equipe de tutoria deve organizar e efetivar um grupo de estudo para garantir a pesquisa e unidade formativa do projeto, o grupo reunir-se-á uma vez por semana na Faculdade de Educação da universidade. O estudo de Formação em Liderança Juvenil (FLJ) deve propor a pesquisa de temas transversais para o trabalho com o conceito de liderança juvenil. Além disso, deve planejar executar e avaliar todas as ações do projeto.
A SEFOR cabe garantir toda a logística e o financiamento dos lanches, além do apoio necessário junto às escolas polo para a efetivação de todas as ações previstas.
A equipe de professores tutores garante uma formação aos dezoito alunos tutores com carga horária de oito (08) horas/aula que devem compor a equipe e conceber um momento específico para cada ação de formação. Assim, professores/tutores e alunos/tutores conduzem o processo formativo com pesquisa e difusão do debate nas seis regiões que compõem a SEFOR. As escolas polo devem ser selecionadas mediante adesão dos gestores, com tal adesão, deve-se garantir toda a estrutura imediata para a realização dos eventos. Cada uma das seis regiões deve possuir uma escola polo com fácil acesso e boa estrutura física, além de ser fixa para todo o desenvolvimento do projeto. As ações nas escolas polo serão coordenadas pelos professores/tutores com o auxílio dos alunos/tutores, consistindo na exposição dos temas transversais amadurecidos nas reuniões do grupo de estudo, atividades e dinâmicas propostas para os presentes além de um fechamento com a avaliação coletiva da ação desenvolvida. Os professores/tutores devem participar de todas as reuniões do grupo de estudo e circularão pelas seis regiões com um tema transversal específico, apresentando tal tema em todas as regiões com suas realidades específicas e trabalhando com todos os alunos/tutores ao longo do projeto.
Orçamento
O orçamento do projeto envolve apenas pagamento de lanches e almoço. O quadro 3 apresenta os valores propostos pela SEFOR.
Quadro 3: Orçamento de alimentação para os encontros em Protagonismo Juvenil- Liderança escolar.Projeto Protagonismo Juvenil – Lideres escolares | Custo Mensal | Custo trimestral |
Almoço | 11,00 (previsão de 50 pessoas) | 550,00 |
Lanches | 4,46 (70x6x6) | 11.239,20 |
Total | --------- | R$ 11.789,20 |
Referências Bibliográfica
COSTA, Antonio Carlos Gomes; VIEIRA, Maria Adenil – Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo; FTD, 2006.
UNESCO. Protagonismo Juvenil en proyectos locales: lecciones del cono sur . Copyright Naciones Unidas; Santiago de Chile, 2001.
A bibliografia de cada tema transversal desenvolvido pelos professores ficará a critério de cada responsável, e será apresentada no relatório final do projeto.
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